quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Trine 2

Primeiro post do blog, vamos ver se fica legal!
Vou falar de um joguinho muito interessante e divertido (além de ter gráficos fantásticos), o Trine 2!

Você começa o jogo acordando como Asmodeus, um mago (meio temeroso da esposa como você vai vendo com o desenrolar do jogo), e tem que ir seguindo uma luz muito brilhante, que você descobre ser a Trine. A trine procura unir você e seus coleguinhas da aventura, um guerreiro (Pontius), meio cheinho e louco por aventuras que ataca com espada e escudo, ou um martelão super foda, e a ladra Zoya, que usa arco e flecha, além de uma corda com gancho para prendê-la em objetos de madeira.

Depois de todos unidos e felizes, a Trine transporta vocês e a aventura começa aí. O jogo segue um estilo 2D, no sentido que você só pra frente e pra trás (além, claro, de pular), mas tem gráficos em 3D, além de suportar 3D estéreo (sendo um dos jogos mais recomendados para usar a tecnologia, porque fica muito bonito).

A idéia do jogo é você vencer puzzles o tempo todo, sério, você vai andando em frente e toda hora tem um puzzle para resolver. Alguns fáceis, outros nem tanto. O interessante é que você controla 1 personagem por vez, mas pode trocar instantaneamente para outro, basta clicar 1, 2 ou 3 (ou RB no controle do XBox), e cada desafio pode ter mais de uma maneira de ser enfrentado. Por exemplo, se você precisa subir em uma plataforma, você pode empilhar caixas com o mago (que pode invocar caixas do nada, bastando você desenhar um quadrado, ou qualquer coisa parecida, segurando o botão de invocar), ou de repente usar o gancho da Zoya para prender na plataforma.

O jogo não foca muito em combate, mas tem monstros e chefes, sendo que, dos "chefes" que eu já enfrentei, nenhuma era obrigatório, sendo possível, se você conseguisse, escapulir por algum lugar. No geral, a luta contra esses chefões também costuma depender de você descobrir alguma coisa que precisa ser utilizada no cenário. Pra lutar contra monstros comuns, como globins, ou aranhas gigantes, eu costumo usar muito o guerreiro (que quase sempre fica de lado pra resolver puzzles).



Ao longo do caminhar, ou quando se mata um monstro, você vai coletando experiência e cada 50 valem 1 Skill Point. Usam-se os skill points para liberar abilidades como atirar 2 flechas de gelo ao mesmo tempo, uma espada flamejante, invocar mais caixas, poder levitar monstros, dentre muitas outras.


Uma coisa muito legal e que eu fico muito triste de muitos jogos para PC não terem é o co-op, tanto online, quanto em splitscreen. É divertidíssimo jogar com um amigo, além de facilitar alguns puzzles (até demais às vezes se você for esperto e souber usar caixas de madeira + levitação + a ladra, cof cof).

Em termos gráficos esse jogo é muito bonito. Ele não é bonito no estilo de um Battlefield 3, que tenta ser bem realista, mas justamente por isso ele fica bem atraente. Apresenta cores bem vibrantes, uma iluminação dinâmica super bem feita, sombras bem realistas e ativas. Essas cores vibrantes e excelente iluminação são justamente os maiores atrativos para jogar em 3D. Não parece, mas o jogo pode ser bem pesado, eu joguei com tudo no máximo, mas não recomendo usar o Anti-Aliasing no máximo (4X SSAA) se você não tiver uma boa refrigeração no PC e/ou não souber controlar a rotação do cooler da placa de vídeo, porque, acredite, vai esquentar muito. Até 2X SSAA não esquenta muita coisa.

No geral recomendo bastante, principalmente pra quem curte um co-op. É um jogo bonito, interativo e que pode ser jogado no seu tempo!